Especial Oscar 2012: A premiação ainda é relevante?
08/02/12 às 20:16 - Por Claudia Ideguchi

O Oscar é a cerimônia de celebração da indústria cinematográfica mais importante do mundo. Será? Depois de 84 anos e uma queda a cada ano mais acentuada na audiência, fica difícil encarar a premiação como o suprasumo do cinema mundial. Esse ano, com uma série de indicações duvidosas e muitas ausências sentidas, o Oscar parece ainda mais uma cerimônia de cartas marcadas.

 
Criado em 1927, o prêmio visa homenagear anualmente os profissionais do cinema que mais se destacaram no ano anterior. Para ser indicado é necessário que o filme tenha sido exibido pelo menos uma semana em no mínimo três cinemas de Los Angeles no ano anterior à premiação. O Oscar conta com mais de 6.000 membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (segundo o site oficial) que nada mais são do que artistas da área escolhidos a dedo (poucos nomes são conhecidos) premiando os colegas da profissão. Apesar da maioria esmagadora de votantes norte-americanos, os brasileiros estão presentes nas indicações e votações com a atriz Fernanda Montenegro e os diretores Walter Salles, Fernando Meirelles e Bruno Barreto.
 
Esse ano o 84º Oscar acontece no dia 26 de fevereiro e para conferir a lista completa de indicados clique no link: indicados
 
Abaixo você confere nosso primeiro vídeo do especial sobre o Oscar e seus indicados:
 
 

Autor do especial
Claudia Ideguchi
Jornalista que queria ser bailarina ficou feliz com as danças que a informação dá e com o jogo de cintura que a notícia pede. Ou se dança conforme a música ou se vê os outros dançarem com seu parceiro favorito. Amante do lado B do cinema blockbuster, não perde a chance de ver o novo arrasa-quarteirão do mercado ou dar aquela suspirada na comédia romântica previsível.
Matérias relacionadas
08/09/14
Dia 11 de setembro uma nova etapa na vida dos defensores de Atena vai começar. O...