Grid 2
Codemasters tentou, mas não conseguiu inovar sua franquia
10/07/13 às 19:20 - Por Vinícios Duarte
PC Xbox 360 Playstation 3


Como mencionei na prévia, eu esperava que Grid 2 fosse superar o game original. Mas isso não aconteceu... A sequência da aclamada série de corrida da Codemasters entrega sim várias novidades e melhorias, especialmente no modo online, mas não há nada realmente inovador aqui. É o mesmo game de 2008, apenas mais bonito e polido.
 
Grid ficou conhecido especialmente por duas características: a mistura perfeita entre arcade e simulação e a mecânica de volta no tempo (flashback), posteriormente copiada pelas franquias concorrentes. Tais características foram mantidas em Grid 2, porém dá para notar que agora o jogo pende muito mais pro lado arcade. A Inteligência Artificial dos corredores não parece ter melhorado, e é possível terminar várias corridas em 1º lugar mesmo colidindo contra outros carros e/ou curvas.

Correndo para a glória
 
Na trama você é um corredor novato e talentoso que recebe ajuda de Patrick Callahan, um ex-corredor que aposta em você para competir na WSR (World Series Racing) correndo contra rivais dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Com direito a alguns carros iniciais, você passa a correr como convidado em eventos da New Union e Trans America Pacers. O jogo apresenta modalidades como confronto, derrapagem e corrida tradicional. No confronto, você corre contra um único adversário em três etapas de 1 volta (quartas, semi e final). Derrapagem (drift) é o mesmo de sempre: fazer curvas escorregando com o carro para acumular mais pontos que seus adversários. E a corrida tradicional coloca você contra vários competidores para correr dando mais de uma volta na pista.
 
Conforme vai ganhando as corridas, você passa a receber mais convites para correr e destrava carros variados para escolher e customizar. Neste ponto o jogo apresenta muitas opções, desde trocar determinadas peças do carro como também mudar seu visual. Tudo isso você faz na sua própria garagem, onde tem acesso aos carros e ao computador onde escolhe quais convites aceitar.
 
Visualmente, Grid 2 agrada especialmente pelo capricho nas pistas: poeira, pôr do sol, fogos de artifício, plateia crível, etc. A Codemasters também caprichou na modelagem e aparência dos carros, que estão realmente bonitos e sofrem vários tipos de danos em tempo real. Mas para dar todo esse realismo, a produtora tirou uma das coisas mais legais do game original: a visão do cockpit. Uma decisão tomada para deixar o jogo mais leve e fluído, com menos perda de frames. Os fãs certamente irão sentir falta desta visão.

 
Quanto à jogabilidade, cada carro possui características próprias como por exemplo peso, tração e aceleração. Características que aliás são baseadas nos carros de verdade e adaptadas para o game através de um novo sistema chamado TrueFeel. Você consegue sentir a diferença no controle (ou volante), e com isso escolher seus carros favoritos para queimar pneu e personalizar. Você pode também modificar o estilo de pilotagem, ligando e desligando opções de assistência. Seja você um jogador casual ou experiente, o game entrega a mesma diversão.

Multiplayer aprimorado com Grid Online
 
Além da campanha solo do World Series of Racing temos o modo Grid Online. Neste modo é necessário criar uma conta para correr contra jogadores de todo o mundo. O interessante aqui é que existe uma campanha independente para seguir, com sistema de pontuação e nível, e com base em uma comunidade global alimentada por eventos semanais. O único problema é que não é fácil encontrar jogadores brasileiros para competir e, ao enfrentar corredores de outros países, é comum ficar em desvantagem devido ao lag.
 
Grid 2 chegou ao Brasil totalmente localizado para o português, apresentando um trabalho impecável de dublagem e tradução. Até os apelidos dos corredores foram muito bem escolhidos para a nossa língua. Mesmo com poucos diálogos, a maioria durante as cenas animadas, a dublagem consegue te deixar confortável e imerso na história.
 
No geral Grid 2 não inova em absolutamente nada, mas nem por isso deixa de ser um bom game do gênero para a atual geração. Podemos classificá-lo como uma evolução do primeiro game, com mais opções e uma boa apresentação. Agora se você procura algo mais, melhor ficar de olho nos próximos lançamentos como Forza MotorSport 5 e Gran Turismo 6.

Grid 2

Avaliado no: PC
Disponível também para: Xbox 360 Playstation 3

7.5

Bom

Lançamento: 06/06/13

Produtora: Codemasters

Distribuidora: Warner

Jogadores: 1-12

Gênero: Corrida


Site oficial do jogo

DO QUE GOSTAMOS

Visual caprichado
Muitos carros para customizar
Pistas detalhadas
Excelente localização para o português

DO QUE NÃO GOSTAMOS

Nenhuma inovação no gênero
Ausência da visão do cockpit
Modo online sofrível no Brasil
Versão de PC apresenta falhas no áudio
Autor da análise
Vinícios Duarte
Roqueiro e doido por games desde pequeno, trabalha como designer do Portal PlayTV e escreve matérias sempre que sobra um tempinho. Nos games, curte um pouco de tudo mas prefere os gêneros de ação e RPG. Também não perde um bom filme e acompanha o máximo de séries possíveis. Agora quando o assunto é rock, cospe conhecimento sobre os mais variados estilos e tenta acompanhar os principais shows no Brasil.