Diário E3 2012 - Parte 2
Sony, Microsoft e Nintendo estariam adiando o fim?
05/06/12 às 16:00 - Por Renato Siqueira



Foram dois dias acordando as 6h da manhã para cobrir as conferências da Sony, Nintendo e Microsoft. Naquele momento em que elas estavam sendo realizadas a sensação que se tinha era de que tudo podia acontecer, mas enfim, como todos estão sabendo nada aconteceu.

As três conferências deste ano foram fracas em geral. É claro que ainda temos games muito bons vindo por aí. Isso além das empresas estarem investindo em novos projetos ligados a internet e ao chamado Cloud Computing, como o Xbox Smartglass, games sociais e mobile sem esquecer o público casual que é uma fatia de mercado muito maior do que nos hardcores.
 

É interessante saber, por exemplo, que a Sony precisa de ajuda com o mercado de mobile e se uniu a HTC para fornecer celulares certificados com o selo Playstation. A Nintendo e a Microsoft investem em seus planos online de vídeo nos EUA com contratos de Netflix, Hulu, Crackle entre outros.

Há toda essa tecnologia crescendo e se desenvolvendo em torno da gente e games como Watch_Dogs e Beyond sendo desenvolvidos de forma muito original, mas então porque as conferências deixaram esse "gosto ruim" na boca?

Bem, eu tinha toda a impressão de que esta seria a E3 das franquias, e de certo modo acertei. New Super Mario Bros. 2, Resident Evil 6, Far Cry 3, Assassins Creed 3, Dance Central 3 e mais uma porrada de continuações não me deixam mentir. Todo gamer que se preza a tentar entender o mercado sabe que fã que é fã quer jogar mais e mais de de seus games preferidos.

Mas há algo que não ficou bem explicado.

Uma semana, um dia e até algumas horas antes das conferências, os sites americanos com contratos de exclusividade soltaram "bombas" anunciando os novos games deixando pouco para ser dito durante o evento.

A mais provável opinião que temos aqui dentro do Centro de Convenções é a de que as grandes empresas de games estão guardando informações para o futuro. Neste ano talvez tenhamos o fim da geração atual de consoles para que em 2013 um novo passo seja dado em direção a uma nova geração. Só que eles não querem alardear o fim antes do tempo. Afinal, a indústria ganha milhões por ano. Se dissessem a você que tudo iria mudar com certeza você iria parar de comprar os jogos, certo? Acho que este seria um motivo bastante plausível para que se falasse tão pouco sobre games nas conferências da E3. 


As empresas gigantescas e multimilionárias tem um grande inimigo: o tempo. Quanto tempo se leva para produzir um novo console? Quanto tempo se demora para todos gamers possam trocar seus aparelhos e migrarem para um novo "ambiente de jogo"? Essa é a pergunta que vale uma nota aqui.
 

A Nintendo anunciou hoje o enterro do Wii. Vocês perceberam isso? O Wii U não pode mais sofrer atrasos porque os jogadores precisam "trocar" de aparelho. Afinal, o Wii morreu, e não falar nada sobre isso é confirmar a sentença. Sabendo que o falecido ainda tem milhões de dólares em lojas de games por aí, é bem provável que o lançamento do novo console aconteça o mais rápido possível. O mistério prevalece: "porque não avisaram durante a coletiva? O momento em que todos os olhos da mídia estão voltados a eles?"
 

Em contrapartida o nati-morto PS Vita mal recebeu um carinho da Sony em sua própria conferência. É muito triste dizer, mas sou um dos infelizes possuidores do portátil que tem apenas 3 ou 4 jogos bons e que, aparentemente, ganhará apenas mais dois. Já ficou claro que é bom pensar onde colocar R$1600.

A Microsoft mostrou de tudo um pouco, mas nada de novo console. Ela parece esperar o próximo passo dos concorrentes.

E tem muita coisa para acontecer até sexta. Tudo pode mudar, por isso nos acompanhe na cobertura da E3 2012.

Essa é uma dúvida que tem que ser esclarecida durante os próximos três dias de evento aqui em Los Angeles. E vocês do GameTV vão ficar por dentro de tudo o que está acontecendo por aqui.

Autor da cobertura
Renato Siqueira
Jornalista de cultura pop há muito tempo. Repórter, tradutor, marketeiro, quebra-galho, fotógrafo de fim de semana e bacharel de Língua, cultura e literatura japonesa. Começou em 1999 na revista Herói, passou pela Gamers, Nintendo World, EGM, Mundo Estranho, Vírgula, etc... Gosta de viajar, jogar videogame e assistir bons filmes. E mora na Zona Leste, mano!
Matérias relacionadas
11/06/13
A conferência da Ubisoft começou de um jeito bem inusitado: Jerry Cantrell, da...
11/06/13
Na conferência da Electronic Arts, realizada logo após o da Microsoft, foram...
08/06/12
Durante a E3 2012, muito game impressionou, mas muitos títulos acabaram passando...
05/06/12
Você já conferiu as novidades em conectividade e no controle do Wii U e já...
05/06/12
Com Just Dance 4 e dançarinas no palco, a conferência da Ubisoft abriu de um jeito...
05/06/12
A conferência da Nintendo nessa terça-feira (5) foi o palco de uma apresentação...