Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Top 10 - Melhores momentos do EVO
Para fazer o coração de qualquer um disparar
06/07/12 às 19:03 - Por Julianna Isabele


Nesta sexta-feira (6), teve início a edição 2012 do torneio anual Evolution, focado em jogos de luta, se extendendo até o dia 8, com campeonatos de Super Street Fighter IV: Arcade Edition (Version 2012), Ultimate Marvel vs. Capcom 3, Mortal Kombat, Soulcalibur V, The King of Fighters XIII e Street Fighter X Tekken. E vale lembrar: se você nunca assistiu um EVO na vida, você não sabe o que é deixar a torcida do Corinthians na Libertadores no chinelo. Exageros e assaltos na zona norte à parte, vale lembrar que transmissões de jogos ao vivo estão cada vez mais em alta na cena de videogames - seja para partidas de jogos de lutinha ou para assistir os coreanos se surrando em StarCraft 2.

 
Provavelmente, caso você não tenha o costume de acompanhar anualmente o EVO e os outros torneios menores que ocorrem durante o ano, você deve estar se questionando sobre os motivos por trás da comoção que rola durante os campeonatos. O vídeo que abre esse texto está aí para mostrar toda a emoção que existe no frenético apertar de botões do EVO, da conexão que rola, ao assistir, em tempo real, os participantes calculando seus movimentos ou caindo na pressão.
 
Para dar uma uma mãozinha aos iniciantes e refrescar a memória de quem já curte assistir as partidas, selecionamos as melhores lutas que já aconteceram no evento, em uma lista que vai de jogadores chorões, viradas espetaculares e gente jogando o controle no chão de tanta raiva.
 

10 - SSFIV - EVO 2k10 - JuiceBox (Abel) vs Scumbag (Blanka)

 

Scumbag é o típico jogador chorão. JuiceBox é o típico jogador que te irrita ao extremo. A combinação explosiva deu um ataque de nervos em Scumbag, que acabou jogando o seu arcade stick no chão ao levar um Ultra de Juicebox - acompanhado da dancinha típica que virou a assinatura do jogador. Dá para ver direitinho o medo nos olhos de Juicebox ao ganhar a partida, tendo que encarar um Scumbag completamente irritado e prestes a esmurrar o tadinho.
 


9 - Marvel vs. Capcom 2 - Evo 2k7 - Demon Hyo vs Dark Prince


Scumbag mostrou para a galera que perder nunca tem um gosto agradável e, de vez em quando, ainda vem acompanhada de ataques de fúria. Dark Prince, ao perder tomando um belo Perfect, desliga o jogo e parte para cima de Demon Hyo - o que teria sido uma ótima briga de nerds para apimentar o evento. Para quem não conhece Dark Prince, o cara até joga MvC2 bem... só que tende a sofrer com o lance de perder sem conseguir partir para cima dos adversários antes. Ele é praticamente uma lição de vida ambulante - não dá para jogar bem sem ter humildade.

 



8 - SSFIV - EVO 2k8 - Alex Valle (Ryu) vs. SabrE (Sakura)

 

O jogador de arcades Alex Valle partiu para cima de SabrE com seu Ryu e ganhou o primeiro round. Tranquilo. Difícil ver o cara perder, ele está na cena junto do lendário Daigo e outros figurões. E então, na segunda partida, SabrE traz combos novos na mesa, que não haviam dado as caras em fóruns especializados até então, ganhando o combate, por consequência.

 



7 -  Marvel vs. Capcom 2 - EVO 2k7 - Justin Wong vs Yipes evo 2k7

 

Uma das partes mais importantes para se dar bem em torneios é manter a calma. Levou um monte de combo na cara, só tem um personagem contra três e está no meio de uma partida com um cara que joga bem? Justin Wong provou que não interessa o quão ruim a situação está: tudo é possível. Inclusive quebrar um time composto por Storm, Psylocke e Magneto, somente com um Cyclops sobrando.

 



6 - SSFIIT - EVO 2k4 - Daigo Umehara (Balrog) vs Choi (Sagat)

 

Essa luta praticamente explicou que, na real, quem colocou a cicatriz no peito do Sagat foi o Daigo, não o Ryu. O primeiro round, uma vitória tranquila para o lendário Daigo e seu Balrog para cima do Sagat do Choi, não é nada comparado a viradinha que acontece na segunda partida - reza a lenda que Choi foi parar em um centro de recuperação de estupro depois da derrota.





5 - SSFIV - EVO 2k10 - Mike Ross (E. Honda) vs Dr Chaos (Ken)

 

O E. Honda clássico de Mike Ross nunca tinha chego ao Top 8 do EVO, o que mudou ao enfrentar o Ken de Dr. Chaos em 2010, ganhando uma colocação alta pela primeira vez em sua carreira. Dá para ver direitinho a felicidade da torcida de Mike na hora que o cara sai correndo para abraçar seus colegas logo após ganhar no maior estilo jump-back.




4 - Marvel vs Capcom 3 - EVO 2k11 - Mike Ross vs. Dr Ray 

 

Existem várias maneiras de ganhar uma partida, mas existem poucas maneiras mais legais do que assistir o seu adversário se matar. A partida entre Mike e Dr. Ray trouxe um novo conceito sobre "morte por suicídio" ao EVO, com Dr. Ray tentando dar três teleports concecutivos com Deadpool, em um movimento digno de Osama Bin Laden.




3 - SSFIVAE - EVO 2k11 - Poongko (Seth) vs daigo (Yun)

 

O coreano Poongko chegou no palco tomando um energético e jogando sua jaqueta para platéia, colocando a maior banca possível em cima de Daigo. Ele estava um ambiente em que ninguém estava torcendo por ele. O resultado foi bem simples: ele limpou o chão do cenário de SSF4 com a cara do Yun de Daigo, com direito a um perfect na segunda partida. No mínimo dá para esperar grandes resultados de Poongko em 2012.




2 - Marvel vs Capcom 3 - EVO 2k11 - Justin Wong vs Richard Nguyen

 

Com um Akuma à beira de morte, Justin Wong teve um flashback de sua partida com Yipes e detonou o Wolverine de Nguyen com um combo espetacular, provando, outra vez, o quão importante é manter a calma nas piores situações.




1 - SFIII 3rd Strike - EVO 2k4 - Daigo (Ken) vs Justin Wong (Chun-li)

 

Essa partida fez um nome para ambos jogadores: Daigo soltou os cachorros e utilizou o Parry um combo de 17 movimentos da Chun-Li de Justin Wong, finalizando com um Shinppuu Jinrai Kyaku, no momento mais épico da história do EVO - só ouvir a gritaria no fundo para entender. A única maneira de explicar é entender que Daigo é, na verdade, um Super Saiyajin.


Autor do especial
Julianna Isabele
Estudante de design de produto e modelagem 3D nas horas vagas, a dona da coluna Sandbox é a favor dos jogos como forma de expressão artística. Considera uma grande baboseira a maioria dos jogos que focam em gráficos realistas - mas vejam bem, sem generalizações. Exímia jogadora de Katamari, é o tipo de pessoa que prefere jogar no Easy sempre que possível.